segunda-feira, 11 de maio de 2009

Por que a felicidade alheia incomoda tanto?




É realmente curioso se perguntar esse por quê? A felicidade alheia realmente faz tanto mal assim? Por quê???

Bom, vamos a razão desta minha argumentação hoje...

Hoje, segunda-feira já é um dia que normalmente acordamos de mal humor e meio de mal da vida, mas aprendi com o tempo que isso não vale muito à pena.

Eu ainda tinha hoje uma missão muito mais importante, tinha que dar entrada nos documentos para receber o seguro desemprego. E, tinha combinado com uma amiga de nos encontrarmos na fila, por algumas razões em comum... primeiro, trabalhamos durante algum tempo juntos na mesma empresa e o seguro era referente a essa empresa, segundo, como sabíamos que teríamos pela frente uma fila, nada melhor do que uma companhia nesse momento...

Confesso que quando acordei, quase que peguei o celular e liguei pra minha amiga cancelando, mas já era uma questão de honra então lá fui eu. Nos encontramos, e ficamos conversando na fila. Quando chegou a nossa vez de ser atendidos descobrimos que faltavam pra mim e pra ela alguns documentos que dependiam de uma liberação bancária e o banco só abriria as 10, pegamos as nossas senhas, fomos tomar um café da manhã maravilhoso - pastel frito e gorduroso com coca-cola - não condenem... hehehe... esperamos mais um pouco, o banco abriu e conseguimos o que precisávamos.

De volta a nossa fila continuamos o nosso papo que teve vários temas, vários protagonistas e muitas, mais muitas gargalhadas mesmo. Cada tema novo era motivo para uma chuva de risos e tudo o que contávamos nos parecia engraçado, tinha algum tempo que não nos viamos pessoalmente com tempo para colocar o papo em dia e tinhamos muitas novidades para passar um ao outro. Entretanto, com o passar do tempo na nossa fila começamos a notar que as pessoas ao redor começaram a ficar incomodadas com as nossas risadas, com o fato de não estarmos sérios na fila do "seguro desemprego"...

Ficamos estáticos por alguns momentos. Será que não pode ser feliz na fila do "Seguro Desemprego"???? Estávamos cometendo alguma heresia?

Fato é que quanto mais tempo conversávamos e mais ríamos do que falávamos mais incomodadas as pessoas ficavam conosco. E os olhares que passamos a receber eram cada vez mais de reprovação, condenação e questionamento. Como se fôssemos dois extra-terrestres. A coisa foi ficando sem sentido e quando fui chamado e minha amiga teria que supostamente ficar sentada me aguardando para que terminasse o meu atendimento, ela constrangida com os olhares que recebeu levantou-se e foi se postar ao meu lado no guichê... rimos disso também.

Mas, daí vem o questionamento, por que não podemos ser felizes em todos os momentos? Só pelo fato de estarmos em uma fila de "desempregados" não podemos rir, não podemos ser felizes e demonstrar essa felicidade em todos os lugares e em todos os momentos???

É estranho isso, a hostilidade que as pessoas apresentam à felicidade umas das outras, e vale a pena se questionar se em algum momento eu fiz a mesma coisa ou se você fez a mesma coisa, será que não condenamos alguém, um desconhecido por estar feliz demais perto de nós?

Bom, se você fez isso, repense suas atitudes, pois, ser feliz é muito bom e acima de tudo aprenda a rir da vida, em todos os seus momentos e certamente terá muitos menos problemas a serem somatizados no final do seu dia....


Nenhum comentário:

Postar um comentário